Estimados Odivelenses,

Ao contrário do que muitas vezes nos querem fazer crer, não existem concelhos destinados a serem ricos ou pobres, com ou sem futuro. São desculpas de quem quer continuar a deixar tudo como está. Os concelhos desenvolvidos e ricos são os que têm ideias e projetos e que têm capacidade de execução. Os pobres são os que vivem de mentiras e ilusões, com a criação contínua de expectativas de que o futuro será providencialmente melhor e ficam à espera de que as coisas aconteçam.

Os concelhos desenvolvidos e prósperos são os que têm a dirigi-los autarcas com visão, que se preocupam em potenciar as oportunidades aí existentes, que sabem agregar competências e saberes, que demonstram uma contínua preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e que olham para cada um deles como um todo. Criam oportunidades para todos os munícipes, independente da sua condição social, económica ou cultural, do género, orientação sexual, religião ou etnia.

Odivelas é um dos concelhos que, infelizmente, continua a ser dos que tinha obrigação de ser muito mais desenvolvido. No entanto, os seus autarcas nunca definiram uma estratégia assente em projetos válidos e executáveis, a pensar no futuro, que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Têm vivido à sombra de sonhos, de projetos que vão sendo apresentados e executados pelo governo central, mas que deles tiram poucos benefícios, esperando sempre que algo lhes caia nas mãos. Nunca aprenderam a pescar, apenas aprenderam a comer o peixe.

Para uns, passados muitos anos, constataram agora que Odivelas tem futuro. Outros apenas pretendem criar um acontecimento que sirva de referência, um simples apontamento na história do concelho. Esquecem-se que Odivelas sempre teve futuro e marcos importantes na sua história.

Mais do que debitar frases feitas é preciso ter ideias e capacidade de concretização. Tem que existir a ambição de repensar o futuro de Odivelas para o transformar num concelho melhor. Um concelho com as condições ideais para se viver, trabalhar e conviver. Este é o compromisso da Iniciativa Liberal, com a sua equipa de pessoas que simplesmente querem o melhor para a população do seu concelho. Foi esta a motivação que me levou a aceitar o desafio de ser cabeça de lista ao Município de Odivelas.

Para nós, não basta promover a construção de novas habitações, num concelho que já é dos que mais habitantes tem por quilómetro quadrado, sem pensar na reabilitação e na preservação dos edifícios existentes e sem haver uma preocupação de todos os habitantes terem uma habitação condigna.

Temos que assegurar a coesão e o ordenamento do território a todos os munícipes, garantindo que tenham as mesmas condições e oportunidades incluindo as populações imigrantes, que representam mais de 11% da população.

É também preciso garantir segurança para todos, agilizar o trânsito, o estacionamento, os acessos e uma dinâmica rede de transportes públicos, promover a criação de emprego qualificado com empresas competitivas, atrair e partilhar conhecimento, com universidades e centros tecnológicos e garantir que a educação é o elevador social para as gerações do futuro.

Deve existir uma preocupação com a qualidade na prestação dos cuidados de saúde e uma preocupação social no apoio à população jovem, sénior e desfavorecida.

É importante ter consciência das preocupações ambientais e de sustentabilidade, que deve ser concretizada nos espaços públicos, através da qualificação de pracetas, ribeiras, matas, parques ou jardins, com equipamentos que promovam atividades desportivas, culturais e de lazer.

Tem que ser transparente nos atos de gestão autárquica, fomentando a participação de todos na decisão e prestando contas certas a quem nos elegeu.

Todos estes são os nossos compromissos para o futuro. Propomos ideias e projetos ambiciosos, mas realistas e exequíveis. Não queremos pensar o concelho apenas no curto prazo e pretendemos projetá-lo numa realidade futura em que acreditamos. As propostas que vos apresentamos estão alinhadas com uma estratégia para o concelho que, finalmente e com toda a certeza, nos permite ter muita esperança no futuro.

Não somos apenas uns rostos, somos uma equipa com ambição e vontade de trabalhar por este concelho e seria uma honra receber a vossa confiança para REPROGRAMAR ODIVELAS.

Filipe de Sousa Martins

Candidato à Câmara Municipal de Odivelas

Cabeça de Lista ao Município de Odivelas