Caros Odivelenses,

Da terra onde nasci, quis o destino que rumasse a sul para as terras de Odivelas.

Aqui permaneço até hoje. Aqui tomei a decisão de criar raízes.

Ao longo dos anos, tenho estranhado a falta de evolução do concelho, comparativamente aos concelhos vizinhos. Sinto esta região meio adormecida, sem estratégia para evoluir e dinamizar um futuro próximo e pergunto porquê?

Eu reconheço-me como sendo uma pessoa que não fica conformada com a inércia e com a falta de progresso. Continuo sem conseguir compreender o porquê que os portugueses não agarram a sua oportunidade de manifesto, para ditar nas eleições o rumo que pretendem dar ao seu concelho.

Só vejo uma resposta: desinteresse, estagnação e resignação.

Porquê que sendo Odivelas um jovem concelho inserido na área metropolitana de Lisboa, não tenta beneficiar da sua localização geográfica privilegiada e dinamizar a sua economia em várias áreas, nomeadamente, atraindo investidores para o seu concelho?

Porquê que não melhoraram as infraestruturas existentes nos seus espaços verdes, para melhor proveito da população?

Porquê que o concelho que se autovalorizava como sendo o concelho com a maior taxa de natalidade do país e não se acautelou com o desenvolvimento de estruturas de apoio à educação?

Porquê que continuamos com uma falha enorme de comunicação entre o utente e o prestador de cuidados de saúde nas freguesias do concelho?

Porquê que a integração das várias culturas da população aqui residente continua a ser tão reservada?

Porquê que as riquezas da História desta terra continuam tão oprimidas, sendo apenas recordada em momentos pontuais ao longo dos anos que resido neste concelho?

São tantas as questões que mantenho na minha mente, mas é tanta a vontade de acordar Odivelas que estou feliz por ter descoberto um movimento de cidadãos que, como eu, não estão satisfeitos com esta estagnação constante e, como eu, temos a mesma visão de projetar Odivelas!

Reconheci neste movimento a mesma força de vontade e as mesmas ideologias para evoluir o concelho de Odivelas.

Os odivelenses não podem continuar indiferentes ao estado da sua vida. Temos o direito de melhorar as condições de cada um de nós. Temos o direito de realizar os nossos sonhos em Odivelas.

Se queremos evoluir como concelho, nós podemos permitir-nos a isso, sim. Cabe a cada um de nós tomar a iniciativa de votar e decidir o destino que queremos dar ao nosso concelho.

Tive a oportunidade de fazer voluntariado no meu concelho que permitiu confirmar as questões que aqui referi neste manifesto. São, de facto, realidades que não quero que continuem assim oprimidas, sem rumo de resolução.

Nós queremos evoluir Odivelas, nós devemos evoluir Odivelas!

Temos de dar oportunidade a Odivelas de renovar-se. Odivelas merece ser reprogramada, para que as nossas gerações e as futuras gerações possam ter a liberdade de escolher o que querem ser, o que querem fazer!

Os odivelenses merecem. Está na altura de seguir um novo rumo com iniciativas capazes de pôr em execução as medidas necessárias para Odivelas desenvolver-se!

Está na altura de sermos mais liberais.

Eu estou convicta que com a Iniciativa Liberal, podemos tomar o melhor rumo para Odivelas.

Marta Gamboa

Candidata à Assembleia da Freguesia de Odivelas