Abrir aqui ➡️ 22.08.2021 – Artigo – Higiene urbana e espaços verdes

Odivelenses,

 

De entre os artigos referentes à candidatura da Iniciativa Liberal (IL) às próximas eleições autárquicas em Odivelas, fui escolhida para ser a “porta-voz” dos temas: higiene urbana e espaços verdes

 

Se há tema que todos os cidadãos do Concelho de Odivelas falam é este da higiene urbana. E porquê? Porque está à vista de todos a deficiente higiene existente em todas as freguesias, sem exceção, e o real problema tem um nome: SIMAR.

 

No nosso programa, transversal a todo o concelho, temos como uma das prioridades a profissionalização da administração dos SIMAR, limitando, obviamente, a participação municipal a órgãos não executivos e fiscalizadores.

 

Pretendemos, com isto, a melhoria da qualidade do serviço de recolha dos resíduos e, sabemos que, melhorando o mesmo, conseguir-se-á controlar, de forma mais efetiva, as pragas que advêm desta recolha deficiente. Pretende-se, também, atualizar a infraestrutura existente para o século XXI para permitir o cumprimento dos objetivos propostos de uma forma mais eficaz.

 

Parece-nos a nós, grupo de trabalho da IL Odivelas, que ecopontos subterrâneos são uma realidade distante para os SIMAR, até pela amostra da maioria dos caixotes de lixo existentes no concelho, velhos e bastante degradados e estragados. Mas a nosso ver, será esse o caminho a seguir, a implementação de ecopontos subterrâneos, inteligentes, com monitorização dos resíduos depositados, que abranja o maior número de bairros possível.

 

No que respeita a espaços verdes, pretendemos criar vários espaços desta natureza, melhorar os já existentes e assegurar a manutenção dos mesmos.

 

Em 20 anos de governação socialista e outros tantos de governação comunista, não é aceitável que não tenha sido criado um único Parque Verde, digno desse nome. À vista de todos estão vários locais possíveis para o efeito, mas estes governos municipais optaram antes por uma construção desenfreada e uma ocupação urbana exagerada, num território já tão densamente povoado.

 

A título de exemplo, aqui referimos alguns dos Parques, Matas e Jardins Públicos, que queremos implementar e que só pecam por tardios:

  • Parque Ambiental da Paiã 
  • Parque Verde de Famões 
  • Parque Central de Odivelas, na zona do Mosteiro de Odivelas 
  • Parque da Quinta das Águas Férreas Mata da Urmeira 
  • Mata do Olival Basto 
  •  Jardim da Póvoa de Santo Adrião, a implantar no espaço a libertar pelo Conservatório de Música Dom Dinis 
  • Jardim da Azinhaga dos Besouros na Pontinha / Alfornelos

 

Outra das bandeiras desta candidatura, passa pela reabilitação das margens dos rios e ribeiras do concelho. 

 

A falta de planeamento e ordenamento existente fizeram com que um valioso património natural se tornasse numa barreira para as comunidades que vivem nas margens destes rios e ribeiras.

 

Esta candidatura pretende valorizar este património natural e ordená-lo, com o claro objetivo de garantir a sua preservação, reabilitando e ampliando estes espaços de forma a permitir a circulação de peões e bicicletas em toda a sua extensão.

 

A higiene urbana e a criação de espaços verdes e de lazer é, sem dúvida, uma das principais atribuições municipais e é claro e notório que o que tem acontecido traduz-se num falhanço completo. 

 

As propostas da candidatura da Iniciativa Liberal para o concelho de Odivelas têm como objetivo assegurar uma higiene urbana de excelência e oferecer um conjunto de espaços verdes que permita aos odivelenses desfrutar no seu território de verdadeiros espaços de lazer ao ar livre, como deve acontecer em qualquer território digno de um ordenamento capaz.

 

Ajude-nos a Reprogramar Odivelas! Vamos Mudar para Desenvolver!

OUTRAS NOTÍCIAS