David Pinheiro
IL Odivelas
08.06.2023
Um adeus ao NotíciasLX
Este será o meu último artigo no NotíciasLX. Todos aqueles que seguem este Semanário e que vão acompanhando estas minhas reflexões sobre Odivelas merecem uma satisfação sobre as circunstâncias que conduziram a este final.
A oportunidade surgiu a convite do António Tavares, Diretor e Proprietário do Semanário NotíciasLX, tendo em vista uma participação plural e representativa das várias forças partidárias, neste caso de Odivelas, num espaço de opinião que ocupei a título pessoal, mas que não é desprendido da qualidade de coordenador do Núcleo da Iniciativa Liberal local, cargo que tenho vindo a assumir neste partido.
O primeiro artigo publicado foi em Março de 2022. Depois deste seguiram-se mais 17 outros artigos, todos dedicados à realidade do concelho de Odivelas, com exceção do de Janeiro passado, que foi dedicado ao momento da eleição da nova liderança da Iniciativa Liberal.
Não posso deixar de reconhecer a relevância que este Semanário teve no exercício da pluralidade democrática local, uma pluralidade que só não é ou foi mais representativa por opção das diversas forças partidárias, que preferiram não enveredar esforços para este propósito.
Agradeço a oportunidade que me foi concedida para aqui poder fazer o exercício do contraditório a tantas e tantas medidas anunciadas com pompa e circunstância pelo Executivo Municipal, mas que muitas vezes revelavam pouco mais do que uma mão cheia de nada ou um conjunto de medidas vazias e enganadoras para os odivelenses, mas que poderiam ser, de forma artificiosa, percecionadas como algo positivo para as suas vidas.
O contraditório e a opinião qualificada é um exercício fundamental na atividade política local, ainda para mais quando a parca comunicação social que existe localmente acaba “capturada” por uma qualquer avença municipal ou de freguesia, que transforma supostos órgãos de informação em réplicas da mensagem municipal e dos seus representantes, que não é inocente e não tem outro fim que não o de servir os interesses desses intervenientes, colados a determinado partido ou putativo candidato, com o objetivo de “calar” alguma contra-argumentação que possa existir. Não faltam exemplos!
Retomando as razões do fim desta minha ligação… Desde meados de Março que devido a circunstâncias pessoais e profissionais a minha disponibilidade para este exercício tem sido muito limitada e, fruto ou não desta indisponibilidade, o espaço dedicado por este Semanário à temática de Odivelas diminui significativamente, sendo a sua expressão reduzida a um ou outro artigo de opinião sobre a realidade deste concelho.
Desde aí, a fatia de leão tem cabido à expressão da atividade municipal sobre Loures. Não me cabe a mim questionar estas opções editoriais, mas cabe-me o direito de ponderar o esforço dedicado à escrita sobre a realidade odivelense quando inserida num órgão de comunicação local maioritariamente dedicado a outro concelho, sugerindo até a possibilidade de poder ser interpretado como estando fora do contexto em que se apresenta.
E assim tomei a decisão de terminar esta participação, não o fazendo sem antes agradecer a oportunidade que me foi dada pelo SemanárioLX durante pouco mais de um ano e a todos aqueles que me foram acompanhando desse lado, muitas vezes com críticas e sugestões que ajudam à construção de uma melhor comunidade.
Bem hajam!